MENSAGEM BÍBLICA EM JO 1:1-14

TRÊS DETALHES QUE MUDARAM A HISTÓRIA

*Pr. Edivaldo rocha

Ao ler um comentário bíblico que descrevia algumas características do evangelho de João, me vieram à mente três detalhes de extrema importância para a história da humanidade e principalmente para a história do ser humano que quer encontrar Deus em sua caminhada.

“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez. A vida estava nele e a vida era a luz dos homens. A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela. Houve um homem enviado por Deus cujo nome era João. Este veio como testemunha para que testificasse a respeito da luz, a fim de todos virem a crer por intermédio dele. Ele não era a luz, mas veio para que testificasse da luz, a saber, a verdadeira luz, que, vinda ao mundo, ilumina a todo homem. O Verbo estava no mundo, o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.” (Jo 1:1-14).

Os primeiros quatorze versos do evangelho de João é carregado de elementos filosóficos e teológicos tanto da cultura judaica, quanto da cultura grega. A sua síntese formou um belo hino de fé que seria cantada pela conhecida Comunidade Joanina ao receber este tão belo material. O que os pesquisadores chamam de Comunidade Joanina, provavelmente era um conjunto de igrejas que se organizaram nas imediações da cidade de Éfeso.

Não é meu interesse expor nesta mensagem o que cada elemento desse hino cristão representou para a igreja que estaria recebendo em primeira mão essa parte das Escrituras Sagradas. Mas compartilharei com a igreja, três detalhes que mudaram a história da humanidade. E hoje com base nesses três detalhes não mudamos mais a história da humanidade, mas mudamos as nossas próprias vidas e trabalhamos para mudar a vida de homens e mulheres que entram em contato com a palavra de Deus.

DEUS SE FEZ CONHECER

No livro do Êxodo, Moisés pediu a Deus que dissesse que ele era, para dizer ao povo de Israel na ocasião da fuga do Egito em direção à Terra Prometida (Ex 3:11-15). A resposta que Moisés recebeu foi a seguinte; “assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós”. Deus não permitiu que Moisés lhe chamasse pelo nome. Naquele dia Moisés entendeu que Deus não cabia em um nome, que Deus não cabia em uma forma, e bastava-lhe saber que Deus era Deus.

Israel falhara na missão de ser sacerdócio santo para os povos da terra. A criação de Deus, chamada de ovelhas do Senhor pelos profetas bíblicos andavam pelo mundo desgarradas sem ter um pastor. Compadecido delas, o próprio Deus veio para pastoreá-las.

Jesus na execução de seu ministério terreno disse: “Eu sou a luz do mundo; quem me segue nunca andará na escuridão, mas terá a luz da vida” (Jo 8:12).

Deus se fez luz para se dar a conhecer na pessoa de Jesus.

As ovelhas de Israel não mais andariam errantes por não ter quem as pastoreassem, mas o próprio Deus se fez carne e se deu a conhecer pelo ser humano.

Agora, além de ser o EU SOU, ele também se tornou visível e apresentou-se com uma forma: Deus quis dar-se a conhecer na pessoa de Jesus.

Eis o primeiro detalhe que mudou a história da humanidade:

DEUS SE FEZ CONHECER para o ser humano.

DEUS INSPIROU FÉ NA HUMANIDADE

O mais bem-aventurado dentre os profetas teve uma missão tão grande que quase sua missão se confundiu com sua própria pessoa.

A missão de João Batista foi abrir as portas para uma nossa realidade de fé onde a humanidade mudaria o curso da sua história. Por realizar com tanta devoção, humildade e transparecendo tanta graça de Deus, era quase impossível não pensar que ele não falasse de si mesmo. Contudo, sua tarefa era ser o precursor de uma nova realidade de fé em Deus.

As pessoas estavam condicionadas a um conceito de fé baseado em crendices e superstições. Tal conceito se desviara grandemente do propósito de Deus para o homem, desde os dias em que Deus chamou pessoas e o próprio povo de Israel para segui-lo apenas por sentir a sua presença e escutar a sua voz.

Na tentativa de materializar a ação de Deus, o ser humano se revestiu de esculturas, imagens, objetos supostamente sagrados e com isso foram se distanciando cada vez mais do Deus Criador do universo.

Deus então se fez ver, se fez ouvir, se fez sentir na pessoa de Jesus, para que o ser humano se desapegasse das imagens e objetos oriundos de crendices e superstições e agora alimentasse uma fé aos moldes do passado baseada e alicerçada na confiança e no compromisso com Deus.

João testificou de Jesus o filho de Deus. Aquele que introduziria uma nova realidade de fé fundada e firmada na sua pessoa que era ao mesmo tempo a pessoa de Deus.

E mais esse detalhe mudaria em definitivo a história da humanidade.

DEUS INTRODUZIU A SALVAÇÃO PARA O SER HUMANO.

Todo processo de mudança traz atrelado a ele um elemento chamado resistência. Falou ou pensou-se em mudanças os defensores da conjuntura vigente levantar-se-ão em oposição ao novo.

Mesmo que as novas mudanças tragam características melhores que as atuais, há sempre que tire lucro do sistema por pior que ele seja.

Agora tentem imaginar uma mudança no curso da humanidade. Com certeza não faltariam opositores a essa realidade.

Jesus veio para a Nação Eleita, mas os que viviam nas trevas se opuseram a ele por dois motivos básicos: uns por lucrarem com o estado de trevas e outros por não saber o que fazer sem as trevas na sua vida, ou em outras palavras por terem medo de saírem das trevas.

É incrível perceber como ainda nos dias de hoje pessoas rejeitam a oportunidade de Deus dada à humanidade. Pessoas que estão atoladas no pecado e no sofrimento, e que rejeitam salvar suas vidas e suas almas. É semelhante a pessoas que vivem muito doentes e quando encontram possibilidades de tratar de suas enfermidades faltam a consultas, não tomam as medicações, protelam tratamentos agindo, creio que inconscientemente, alimentando uma idéia, sem fundamentos, que os outros não se importaram com ela se ela não estiver mais nesta situação. Irmãos! Não se iludam isso é mais comum que parece.

Porém, mesmo havendo opositores e quem rejeitasse a oportunidade de Deus à humanidade, a ação salvadora de Deus fora iniciada com a encarnação do próprio Deus em figura humana: Jesus mudaria em definitivo a história da humanidade.

As trevas foram banidas; as ovelhas que outrora andavam sem pastor forma encontradas pelo Bom Pastor; e esse Bom Pastor se deu em sacrifício puro para que o ser humano tivesse uma oportunidade divina.

Em suma DEUS INTRODUZIU A SALVAÇÃO no mundo para que o ser humano voltasse a se relacionar com ele mediante a um compromisso de fé, que colocaria abaixo toda superstição e crendice, porque Ele se fez conhecer.

Esses detalhes mudaram a história da humanidade. E ainda hoje mudam vidas de homens e mulheres, como eu e você, que se dispõem, a conhecer esse Deus, assumindo com ele um compromisso de fé adquirindo a certeza de salvação no dia final.

Jesus no passado mudou o curso da história e hoje muda o rumo de muitas vidas que estavam perdidas nas trevas, quando essas vidas o conhecem encontram a luz que conduz aos céus.

Esses detalhes que mudaram a história da humanidade são a base de nossa fé: o cristianismo. Valorize-os!

(MENSAGEM APRESENTADA NA IBA EM 29/10/08)

2 Comentários (+adicionar seu?)

  1. claudinei tome´
    mar 15, 2013 @ 13:13:35

    eu acho estas mensagens muito boa pra mim que tou começando agora a pregar é uma benção.

    Responder

  2. Raquel
    mar 25, 2013 @ 23:14:29

    A palavra de DEUS é importante para a vida espiritual do cristão que serve a DEUS.DEUS nos deixou a palavra dele para seguimos corretamente e andar na luz divina que é jesus com amor e perseverança.

    Responder

Deixe um comentário