MENSAGEM BÍBLICA PARA MOMENTOS DIFÍCEIS DA VIDA

EM MEIO ÀS DIFICULDADES, PARA ONDE TU OLHAS?

*Pr. Edivaldo Rocha
“Logo a seguir, compeliu Jesus os discípulos a embarcar e passar adiante dele para o outro lado, enquanto ele despedia as multidões. E, despedidas as multidões, subiu ao monte, a fim de orar sozinho. Em caindo a tarde, lá estava ele, só. Entretanto, o barco já estava longe, a muitos estádios da terra, açoitado pelas ondas; porque o vento era contrário. Na quarta vigília da noite, foi Jesus ter com eles, andando por sobre o mar. E os discípulos, ao verem-no andando sobre as águas, ficaram aterrados e exclamaram: É um fantasma! E, tomados de medo, gritaram. Mas Jesus imediatamente lhes disse: Tende bom ânimo! Sou eu. Não temais! Respondendo-lhe Pedro, disse: Se és tu, Senhor, manda-me ir ter contigo, por sobre as águas. E ele disse: Vem! E Pedro, descendo do barco, andou por sobre as águas e foi ter com Jesus. Reparando, porém, na força do vento, teve medo; e, começando a submergir, gritou: Salva-me, Senhor! E, prontamente, Jesus, estendendo a mão, tomou-o e lhe disse: Homem de pequena fé, por que duvidaste? Subindo ambos para o barco, cessou o vento. E os que estavam no barco o adoraram, dizendo: Verdadeiramente és Filho de Deus!”(Mt 14:22-33).

A narrativa que descreve o episódio em que Jesus anda por sobre o mar é bastante conhecida pela igreja. Todavia ela é mais que apenas uma simples narrativa, seu texto descreve de maneira figurada a vida do crente que tem sua confiança depositada no seu Senhor e Salvador Jesus Cristo.

A vida do crente é como o mar. É ampla, abundante e bonita. Por ele traçamos nossos dias tentando agradar a Deus. Mas quem um dia opta por fazer a vontade de Deus aborrece àquele que é inimigo de Deus, o diabo. Este em meio a sua fúria tenta tornar a vida daqueles que servem a Deus instável. Então com suas astúcias faz soprar sobre a vida dos servos de Deus ventos ferozes e ondas que tenta nos cobrir.

O segredo da vitória está no suportar firmes esses momentos de ventos ferozes e ondas violentas que, às vezes, assolam nossas vidas, de modo que as dificuldades e problemas não sejam motivo de desespero e falta de esperança.

O texto nos mostra uma cena como esta da vida. Primeiro descreve os discípulos que estavam fazendo a vontade do mestre. Logo após a primeira multiplicação dos pães na cidade de Betsaida, Jesus fica na cidade para despedir as multidões e vai a um monte para orar. Enquanto isso os discípulos estão em um barco no meio do mar da Galiléia. Os discípulos estavam passando por dificuldades. Ondas que se formavam e o vento forte que soprava os quais ameaçavam virar o barco.

É muito interessante esta narrativa pela sucessão dos fatos que apresenta. Notem que no momento de dificuldade e de desespero dos discípulos Jesus vem ao encontro deles. O texto não descreve que os discípulos clamaram por Jesus. Parece que eles estavam tão atordoados com o que estava acontecendo e a situação foi tão inesperada que nem deu tempo de pedir socorro. Quanta vez não acontece de igual modo conosco? Ao sermos surpreendidos por infortúnios e dificuldades ficamos tão atordoados que nem conseguimos saber o que fazer.

Porém quando passamos por dificuldades, quando o mar bravio nos açoita com suas ondas e o vento da vida sopra tão forte a ponto de nos derrubar, Jesus vem ao nosso encontro mesmo antes de pedirmos. Isso me faz lembrar uma história que me contaram sobre um campo de concentração nazista onde os soldados alemães tentavam matar na forca um garoto judeu obrigando vários outros judeus assistir. Dizem que a resistência de uma criança é muito diferente de um adulto num castigo como este. Tentaram várias vezes enforcar o garoto. E a cada vez que chutavam o caixote que o apoiava e a criança não morria os soldados se divertiam com a situação e faziam com que o garoto subisse mais uma vez e repetiam a cena. No meio dos judeus que assistiam impotentes o que acontecia um deles questionava onde estava Deus naquela hora? Ao que responde um rabino que também se encontrava no meio deles: “Deus está ali sofrendo com aquele garoto na corda”.

Onde está Deus quando sofremos? A minha fé e a minha esperança me faz acreditar que ele está bem do nosso lado, dizendo “não temas, eu estou aqui”. Jesus está bem próximo quando passamos pelas dificuldades e os sofrimentos que nos assolam.

Infelizmente alguns crentes agem como os discípulos quando Jesus nos chama para andarmos por cima das ondas desafiando os mais fortes ventos. Alguns crentes olham para a força do vento, para a altura das ondas e se deixam afundar mesmo estando diante de Jesus. Com Pedro foi assim e tem sido com muitos crentes também. Esse fato me faz perguntar:

EM MEIO ÀS DIFICULDADES, PARA ONDE TU OLHAS?

Mas ainda não era o fim. Mesmo com pouca fé dos discípulos, Jesus ainda permanecia ali do lado e o vento cessou e o mar se acalmou.

Às vezes Deus quer nos fazer andar sobre os problemas e as dificuldades da vida, mas freqüentemente deixamos de confiar e ter fé em Deus e preferimos olhar para a força vento, a fúria do mar que tentam nos afundar.

Quando Pedro gritou: Salva-me, Senhor! Jesus estava ali para socorrê-lo. Mas acredito que o desejo maior de Jesus é que Pedro tivesse fé e confiança suficiente para andar por cima das dificuldades.

Acredito também que nos dias de hoje Jesus está próximo de sua igreja que sofre. E sinto que entre nos socorrer e nos ver superar os problemas e dificuldades da vida, creio que ele prefere que andemos por sobre as águas desafiando os ventos mais fortes, alimentando a certeza que depois das ondas em fúria e dos ventos fortes que por vezes nos assolam aparecem dias ensolarados e com brisas mansas, porque Deus é fiel.

O segredo da vitória é suportar com fé e confiança, porque Jesus está bem próximo dizendo: NÃO TEMAS, EU ESTOU AQUI!

(mensagem apresentada na Igreja Batista em Apipucos no dia 30/09/08)

About these ads

52 Comentários (+adicionar seu?)

  1. marta
    set 30, 2008 @ 18:57:27

    Resposta

  2. Felipe
    mar 17, 2009 @ 19:51:37

    Maravilhoso.. Lindo!

    Resposta

  3. jmcalvet
    out 30, 2009 @ 12:26:16

    Linda mensagem! Tudo o que está expressa na mesma é pura realidade.

    Resposta

  4. SAMARA
    mar 28, 2011 @ 23:20:06

    PAZ DO SENHO PASTOR EDIVALDO
    ESTOU PASSANDO POR UM PERÍODO DIFICIL QUE JÁ DURAM 3 MESES, MAS NUNCA DEIXEI DE CONFIAR NO DEUS QUE EU SIRVO…
    AS VEZES PASSAMOS POR UMA PROVA, MAS PARECE QUE TODAS VEM AO MESMO TEMPO DE UMA VEZ EMTODAS AS AREAS…
    AS VEZES NOS SENTIMOS FRACOS, SOZINHOS,TRISTES…
    MAS A ESPERANÇA DE DEUS MUDAR O RUMO DA NOSSA HISTÓRIA É MAIOR
    E NÃO DESISTIREI NUNCA DESTE DEUS MARAVILHOSO QUE SIRVO SEREI FIEL ATÉ O FIM…

    AMEI A MENSAGEM
    DEUS VOS ABENÇOE

    Resposta

  5. cyatíle
    abr 04, 2011 @ 15:52:55

    amei!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    (°_°)

    Resposta

  6. katia
    abr 04, 2011 @ 16:05:56

    a mensagem é linda eu amei
    ~~~~
    ” ”
    ” ”

    Resposta

  7. erik meireles pinto
    abr 12, 2011 @ 01:52:23

    eu gostei muito e me ajudou bastante espiritualmente senti Jesus presente.muito abrigado . senhor pela mensage.

    Resposta

  8. Jéssica
    abr 13, 2011 @ 01:54:36

    Muuuuuuuuuuuito lindo .
    sempre que tiver algum problema não pense apenas no problema,
    coloque sempre Deus na frente , colocando o nosso onipotente na frente de tudo , sempre dará tudo certo , basta ter fé que tudo se resolverá ele nunca te abandonará !
    Deus de aliança !

    Deus seja louvado , AMÉM

    Resposta

  9. Felipe
    nov 24, 2011 @ 22:34:49

    Eu estava passando por um momento um momento muito difícil mais depois que li esta mensagem fiquei muito melhor e por isso creio q foi Deus quem a colocou no meu caminho.

    Resposta

    • instantescomdeus
      dez 20, 2011 @ 09:27:55

      OLÁ, FELIPE!

      HÁ UM MÊS VOCÊ POSTOU UM COMENTÁRIO EM UM TEXTO QUE PUBLIQUEI. VOCÊ COMENTOU QUE ESTAVA PASSANDO POR UM MOMENTO DIFÍCIL. ESPERO QUE NESSE TEMPO AS COISAS TENHAM MELHORADO.

      ESTOU ORANDO POR VOCÊ.

      FELIZ NATAL E UM ANO NOVO DE REALIZAÇÕES!
      Pr. EDIVALDO ROCHA

      Resposta

  10. monica vicente
    dez 24, 2011 @ 14:15:54

    amei que Deus lhe abençõei obrig pelas palavras de fè e animo a paz do senhor
    diac. monica

    Resposta

  11. Aline Almeida
    jan 03, 2012 @ 10:01:22

    Estou passando por um momento muito delicado, estou quase perdendo a minha casa para o banco… Mais firme estou no caminho do Senhor e creio que acharei uma solução para o meu problema!!!

    Resposta

    • instantescomdeus
      jan 03, 2012 @ 23:06:30

      Olá, Aline!
      algumas vezes os problemas parecem maiores que nossa capacidade de solucioná-los.
      estou orando para que tudo termine bem para você e sua família.

      fica com Deus!
      Pr. Edivaldo Rocha

      Resposta

    • instantescomdeus
      jan 03, 2012 @ 23:06:30

      Olá, Aline!
      algumas vezes os problemas parecem maiores que nossa capacidade de solucioná-los.
      estou orando para que tudo termine bem para você e sua família.

      fica com Deus!
      Pr. Edivaldo Rocha

      Resposta

  12. Vanessa callegari goulart
    fev 09, 2012 @ 20:08:12

    Eu fiquei satisfeita cm a mensagem,hoj mesmo conversei cm um irmao sobre esse versículo,e me perguntei:aond está a minha fé?Porq me pertubo tanto pelo mal q me estao fazendo sem eu ao menos ter procurado tudo q anda me atormentando,sou desviada,mas em qualquer oportunidad q tenho falo d Jesus,ainda tenho esperança em Deus pela pequena fé que acredito ainda ter…

    Resposta

  13. Felipe
    fev 10, 2012 @ 20:11:11

    Pastor, gostei muito.Peguei a parte do texto biblico e postei no facebook para uma amiga que estava passando por momentos dificeis.
    Abs
    Deus te abençoe

    Resposta

  14. geraci duque da silva
    mar 26, 2012 @ 10:45:09

    Pasto apaz de deus. em nome do senhor jesus hora a deu por mim pq to devendo muito e nao tenho condisao nemuma para paga e esto emtrando em depresao as vez pesso de tira ate minha propia vida pq ai acaba com td isu mas as vez tbm penso quando eu for prosta nos pes do nosso metre vo ter que da conta da minha alma esto sem saber oq fazer o mais deus abençoa

    Resposta

  15. teresa
    abr 26, 2012 @ 10:31:34

    Bom dia estou aqui procurando algo para aliviar meu coração. e encontrei essa leitura que me fez as lagrimas descer vivo um dos momentos mais dificil da minha vida, tenho uma filha de 4 anos, trabalho e crio minha filha sozinha. falta dinheiro para tudo, to tentando sair do aluquel, mais não tenho dinheiro nem para fazer um barraco de madeira, embora estou tentando, tem dia que acordo e falo senhor me ajuda não aquento. e aluquel e aqua e luz, sabe as vezes parece que meu coração vai explodir…. e peço oro muito a deus para ele não me deixar, não tenho parente para me ajudar… só conto com Deus.

    Resposta

  16. viviana
    mai 01, 2012 @ 18:28:46

    Em momentos d dificuldade costumamos dizer “esta entregue nas mão d Deus”.
    Mas nunca fazemos isso, pois talvez a vontade d Deus é diferente da nossa, sempre jogamos para Deus e depois julgamos quando não sai do jeito q nós queremos.Devemos aceitar avontade do senhor. E jamais ficar d braços cruzados Deus faz a sua parte, mas nós devemos fazer a nossa.
    Aprendi q Deus não abandona seus filhos, e que as tempestades virão, mas pode crê q o Senhor esta do nosso lado.

    Resposta

  17. Tatiane
    jun 15, 2012 @ 12:01:19

    A mensagem é linda, eu tava procurando algo de Deus para eu ler e a mensagem acima tocou meu coração profundamente. A paz do senhor pastor!

    Resposta

  18. Tatiane Fernandes de Araújo
    jul 02, 2012 @ 23:20:01

    essa mensagem foi d+,Deus sabe como estava precisando dessa palavra q Deus abençoê vc pastor.e ore pelo meu casamento q existe uma dalila no meio,mas eu creio no Deus que eu sirvo e no tempo ele vai agir amém!!!!!!!!!!!!fikem na paz de Jesus Cristo

    Resposta

  19. Natália Barissa
    set 17, 2012 @ 12:08:42

    Glória a Deus por esta palavra, estou no momento mais difícil da minha vida, sem dúvida é a pior das lutas, estou com sentimento de desespero constante, mas quero poder colocar nas mãos de Deus e confiar, peço a Deus mais fé, pois está difícil, peço oração aos irmãos, e creio que minha vitória está sendo preparada por Deus neste momento! voltarei a comentar e compartilhar minha vitória em nome de Jesus!

    Resposta

  20. Natália Barissa
    set 17, 2012 @ 22:19:10

    Venho agradecer a Jesus por sua graça e misericórdia, pois o meu problema foi solucionado, mais cedo busquei uma palavra de conforto e coragem, e agora venho testemunhar vitória, toda aflição Jesus levou, vale a pena servir a Cristo! obrigada Jesus! meu Deus é fiel!

    Resposta

  21. Diomar
    set 25, 2012 @ 12:38:05

    Gostei muito da mensagem, que DEUS esteja sempre lhe abensoando e
    iluminando os seus caminhos Pr. Edivaldo. A paz do Senhor.

    Resposta

  22. elba melo
    set 27, 2012 @ 10:03:32

    odrigado pela mens mim ajudou muito pesso que orem por mim estou um pouco preocupada com a minha loja.

    Resposta

  23. adriano
    out 14, 2012 @ 15:54:53

    Sabias palavras ,o senhor jesus sabe tocar nossos corações,o impacto de frases tão pequenas,tem um resumo enorme para se refletir.

    Jesus ,olha sempre para minha família e nos abeçoa em todos os momentos de nossas vidas ,amém.

    Resposta

  24. Carla Flor
    dez 12, 2012 @ 13:51:13

    Agradeço a mensagem, estou vivendo um momento muito complicado em minha vida, estou vivendo com um homem sem ser casada e temos um filho, a desconfiança esta grande, e preciso de Deus em minha vida. Eu fechei os olhos para ele e estou vivendo as consequencias, nao quero viver mais assim. Necessito muito da presença dele! Por favor, orem por mim, estou precisando muito.

    Resposta

  25. gabriel souza
    jan 07, 2013 @ 08:43:50

    Amei essa mensagem deixa deus te usar bença… Quando tudo diz que nao a voz do senhor nos encoraja a prosseguir. linda mensagem.

    Resposta

  26. Patrícia Felipe
    fev 07, 2013 @ 08:57:32

    PAZ DO SENHOR PASTOR, PRIMEIRA VEZ QUE VEJO ESSA MENSAGEM, GOSTEI MUITO. TENHO PASSADO POR MAUS MOMENTOS, E A FRIEZA QUER ME TOMAR, NÃO ME SINTO MAIS COMO ERA ANTES E AS VEZES FICO PENSANDO: SERÁ QUE ISSO VAI PASSAR? PRECISO DE AJUDAR E DE ORAÇÃO. O QUE O SENHOR ACHA DE TUDO ISSO??? BOM DIA!

    Resposta

  27. Luceli
    mar 17, 2013 @ 07:05:07

    Agradeço a mensagem! Veio bem na hora certa, Sei e creio em Deus que esse vento vai passar!!

    Resposta

  28. reneis teixeira de souza
    abr 04, 2013 @ 21:49:24

    muito lindo essa mensagens ,nada como ter fè em deus nos momentos ruins ,deus e a vida e sem não fosse ele nao seriar mos ninguem …

    Resposta

  29. luiz
    abr 14, 2013 @ 14:23:58

    A paz do Senhor partor , gostei dos comentarios postados em sua pagina e da msg, lhe peço em nome de Jesus ore por mim e pela minha familia, estamos pasando por dificuldades, que Jesusus lhe abençoe grandemente.

    Resposta

  30. lina
    abr 20, 2013 @ 03:04:41

    Muito obrigAda por fazer a palavra de Deus chegar a nos, eu pois passo por um momento muito dificil agora em alguns instantes perdi a fe porque as coisas pareciam estar para dar certas depois, nem sei explicar mas por meio a tudo isso eu busco o meu Deus e me humilho por isso volto a ter fe… Esta mensagens abriu-me os olhos e apartir de hoje oro bem forte pra nao afundar no meio dos meus problemas nem dificuldades mas sim andar por cima pois eu sou de Deus amen. Muito obrigada

    Resposta

  31. Weverton PS
    abr 28, 2013 @ 16:12:59

    ♫ Eu clamei Tu me respondeste…
    E veio me resgatar
    Eu quero estar onde Tu estás ♪ {Hillsong United}
    Jesus sdenpreesta conosco… Acreditem sempre nisso

    Resposta

  32. Eleandro Silva
    mai 23, 2013 @ 11:57:52

    Linda Mensagem. obrigado por entregar a Palavra de Deus.

    Resposta

  33. dulciene chaves novaes
    jun 01, 2013 @ 13:52:11

    deus sei que fui uma filha sem fe ,mas senhor peço com toda minha alma todo meu coraçao me fortalece para seguir com tigo,da me sabedoria e obrigada pela minha vida amem;

    Resposta

  34. Deise santana dos santos
    jul 29, 2013 @ 14:01:04

    as vesses passamos por momentos na vida, em que se perguntamos “onde esta DEUS”, e ele nos responde {filho amado eu nunca ti deixei só “

    Resposta

  35. Kátia
    ago 05, 2013 @ 10:30:36

    Mensagem abençoada para o que estou vivendo hoje.

    Resposta

  36. roberto
    ago 14, 2013 @ 11:24:09

    muito obigado por esta mensagem pois estava presisando de uma palavra de deus

    Resposta

  37. Eric Belchior Santana
    jan 17, 2014 @ 08:49:08

    Muito bom ler os exemplos de nosso PAI TODO PODEROSO

    Resposta

  38. wellington
    mai 02, 2014 @ 09:14:52

    Deus é Fiel.

    Resposta

  39. alex
    jun 09, 2014 @ 10:05:07

    Estou aflito e chateado mas depois dessas palavras sei que Deus esta junto de mim onde quer que eu va e nao deixara que a maldade contra mim venca. Bendito e o nome do senhor . Amem

    Resposta

  40. Marta
    jul 17, 2014 @ 06:55:22

    Deus usa quem quer e aonde quer, estava precisando de palavras de força e esta passagem da Bíblia venho no momento certo, agradeço a Deus por tudo e lhe desejo a Paz do Senhor Pastor….. ” Deus é Deus sem nos e quem somos nós sem adeus? “. …

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.090 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: